Instituto Pensar - Em comunicado, CPT afirma que Bispo Dom Pedro Casaldáliga está vivo

Em comunicado, CPT afirma que Bispo Dom Pedro Casaldáliga está vivo

por: Mônica Oliveira 


Para desmentir informação falsa de que o bispo havia morrido, a entidade soltou informe em que pede orações para o religioso que está internado. (Foto: divulgação/CPT)

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta terça-feira (4) comunicado oficial da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, sobre o estado de saúde do bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga. No informe, a unidade eclesiástica reitera que o bispo emérito está vivo, sob cuidados médicos, mas em estado delicado de saúde.

O comunicado ainda pede orações para Dom Pedro Casaldáliga e que as pessoas não compartilhem notícias falaciosas sobre o bispo.

O religioso, que tem 92 anos, ícone da luta em defesa dos direitos humanos, foi internado com problemas respiratórios. Casaldáliga também sofre do mal de parkinson.

Um pouco da história do Bispo

O engajamento do religioso lhe transformou em referência, mas também já lhe colocou em risco de morte na região do Araguaia, leste de Mato Grosso. Além da atuação pastoral e em defesa de povos originários, Casaldáliga ficou conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos e cartas circulares, entre outras obras.

A trajetória do religioso também já lhe rendeu um filme biográfico, "Descalço sobre a Terra Vermelha”, produzido e lançado em 2014 por duas produtoras espanholas em parceria com a TV Brasil.

Comunicado sobre a saúde do bispo

Os padres claretianos (a congregação a qual Pedro pertence) tem em Batatais (SP), uma estrutura de excelência para atendimento aos idosos e enfermos da congregação, e eles se dispuseram acolhê-lo com todo o carinho.

Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora.

Vamos aguardar. Com um atendimento melhor pode-se prolongar por mais algum tempo a sobrevida de Pedro. Vamos acompanhando com nossas orações e com nossas energias positivas.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: